Common questions

O que e uma festa barroca?

O que é uma festa barroca?

As opulentas festas barrocas, Triunfo Eucarístico e Áureo Trono Episcopal, eram espetáculos visuais: janelas adornadas com colchas de damasco e seda, flores, alegorias, figuras a cavalo luxuosamente vestidas etc., mascaravam os conflitos sociais.

Quais as regiões do barroco brasileiro que enriqueceram com a mineração e o comércio de açúcar?

Nas regiões que enriqueceram com a mineração e o comércio de açúcar-Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, e Pernambuco- encontramos igrejas com talhas douradas e esculturas refinadas, feitas por artistas de nome.

Por que o Barroco tem esse nome?

O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos. Este movimento surgiu com a missão de resgatar as ideias teocentristas e conter a Reforma Protestante de Martinho Lutero. Ou seja, atuava numa época marcada pela dualidade: o teocentrismo medieval e o antropocentrismo do Renascimento.

Onde começaram a ocorrer as manifestações literárias do barroco no Brasil?

Barroco no Brasil As primeiras manifestações da literatura barroca brasileira ocorreram na Bahia, centro político e comercial da colônia durante o ciclo da cana-de-açúcar. Para muitos especialistas, os primórdios da literatura brasileira remontam a esse período.

Quais os principais artistas do barroco brasileiros?

Assim, os principais artistas do barroco-rococó no Brasil são:

  • Mestre Valentim (1745-1813): escultor.
  • Mestre Ataíde (1762-1830): pintor.
  • Francisco Xavier de Brito (?-1751): escultor.
  • Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) (1738-1814): arquiteto e escultor.

O que causou essa grande diferença no estilo barroco entre as regiões brasileiras?

A técnica rudimentar utilizada pelos escravos e índios, principalmente nas artes plásticas, levou o Barroco no Brasil a ser considerado pobre quando comparado ao europeu. Porém, para muitos estudiosos, foram essas características que deram originalidade às obras barrocas nacionais.

Qual é o significado do termo rococó?

adjetivo, substantivo masculino Diz-se de, ou estilo artístico que floresceu na Europa ocidental e dominou grande parte do séc. XVIII, do fim da época barroca até a gênese do pré-romantismo, e que se caracterizava pelo excesso de ornatos. [Por Extensão] Rebuscado, de mau gosto; fora de moda: penteado rococó.